Mercados de incidência

 
 
 
 
Durante as últimas décadas a envolvência e a diversidade de actuações no mercado por parte da Montalgrua tem vindo a aumentar, no entanto, a indústria civil iniciou o caminho que ainda hoje é percorrido pela empresa, pois sempre se demonstrou presente no grupo de áreas de actuação abrangentes.

Esta área abrange todo o serviço que envolve obras públicas, colocação de cargas a alturas elevadas como depósitos ou coberturas de edifícios, movimentação de estruturas metálicas, construção ou desmantelamento de pontes, entre outras operações que envolvem movimentação de cargas elevadas em espaços públicos onde a afluência de pessoas pode ser grande. A Montalgrua possui equipamentos capazes de executar tais serviços, disponibilizando deste modo suporte de engenharia no que toca ao desenvolvimento de soluções de elevação dos componentes em causa. Para isto, os serviços prestados têm por base o aluguer de gruas telescópicas ou de rastos por parte do cliente e os respectivos estudos e avaliações dos locais auxiliados de empilhadores e multifunções, sendo que ainda poderão ser feitas combinações de equipamentos de elevação para assim auxiliar a correcta execução das operações.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
A Montalgrua foi das primeiras empresas a instalar Torres Eólicas em Portugal, iniciando esta área específica de trabalhos em 1997, numa fase em que a Industria Eólica ensaiava as primeiras máquinas, as suas gruas instalaram: 20 geradores no P.E. de Pena Suar (Serra do Marão) e outros 20 no P.E. de Vila Lobos (Lamego).
O bom trabalho desenvolvido neste ramo, levou ao convite por alguns Clientes para um incremento das capacidades dos equipamentos que então dispunha, o que levou a um reequipamento contínuo desde 2004. Na continuidade desta actividade, com comprovados préstimos de qualidade, precisão, rapidez, eficiência e alto rendimento em 2006 a Montalgrua é convidada a integrar os parceiros do cluster eólico denominado ENEOP – Eólicas de Portugal que se propôs a montar num único concurso 1.200MW, distribuídos por diversos parques eólicos espalhados em Portugal.

A geografia de Portugal onde são abundantes as Serras, obriga à construção de pequenos parques (com menos de 200MW), e de plataformas em condições com elevada dificuldade de montagem das gruas e das próprias turbinas eólicas. Não obstante a grande experiência das equipas da Montalgrua, a nossa organização tem superado com sucesso os obstáculos conseguindo elevados rendimentos de montagem face às condições dos terrenos e modelos de torre/gerador assemblados. O número de parque eólicos intervencionados pela Montalgrua é hoje de várias dezenas e longa a sua enumeração, sendo ilustrados pelas fotos algumas das etapas correntes nas operações de montagem de torres eólicas apenas em algumas das intervenções efetuadas.
 
 
 
 
 

 
 
 
Outro marco no conjunto de actividades da nossa empresa, são o mais variado tipo de indústrias, considerando como envolventes as cimenteiras, fábricas de pasta de papel, farmacêuticas, entre outras, nestas onde geralmente exigem a instalação de equipamentos ou estruturas de grande porte.

A inovação das instalações e exigentes necessidades dos clientes têm vindo a revelar-se responsáveis por algumas restrições nos espaços destinados às movimentações, o que dificulta por vezes bastante as operações aquando do surgimento de locais com pouca área para estabilização do equipamento. A Montalgrua detém técnicos e operadores capazes de dar resposta a este tipo de conflitos e apresenta os equipamentos que mais se adequam às condições que definem os serviços. As equipas responsáveis pela organização de toda a parte de logística e engenharia analisarão todas as opções para cada caso e optarão sempre pela que acharem ser a melhor escolha e não vier a interferir nas actividades que poderão estar a ser executadas em paralelo dentro do mesmo ambiente industrial, tentando constantemente garantir a comunhão entre segurança e rapidez na execução das tarefas destinadas.
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

A área dos trabalhos marítimos sempre esteve presente na rotina de serviços da empresa, no entanto tem-se vindo a alargar devido ao aumento da necessidade de execução deste tipo de operações por diversas razões como a expansão do comércio e transportes marítimos, destruição natural dos pontões, necessidade de movimentações em marinas, etc.

À Montalgrua é viabilizada a realização destes serviços visto que alguns dos seus equipamentos possuem características de proteção que permitem o trabalho em zonas de maior corrosão (neste caso ambiente salino). Posto isto, não encontramos quaisquer constrangimentos nesse aspecto e no que toca ao desenvolvimento de soluções para a actuação neste tipo de meios, pelo que são seguidos os procedimentos habituais à concretização das intervenções.
 
 
 
 
 

 
 
 
Um dos tipos de serviço que mais prestamos passa pela reconstrução e reforço dos pontões de atenuação da agitação marítima perto da costa. Sendo este um mercado de constante operação, temos vindo ao longo dos últimos anos a obter a tecnologia e a desenvolver soluções adequadas para a colocação de blocos de betão em segurança e com precisão nos pontões e locais requisitados.

Uma vertente muito comum de actuação da Montalgrua é a de trabalhos em portos, fornecendo uma extensa gama de serviços, estes focados no descarregamento de equipamentos como transformadores, troços de torres eólicas, entre outros, em porto. Um outro tipo de operações é a montagem, verticalizações, movimentações para reparação ou apenas auxílio às reparações de guindastes portuários, estes que se revelam estruturas pesadas.

Posto isto, a nossa organização disponibiliza a experiência, as habilidades e equipamentos capazes para executar este tipo de operações, sendo os estudos de logística e os esquemas a estas pertencentes, realizados sempre a favor de atender os requisitos impostos pelo cliente e pelas plataformas de trabalho. É neste método de abordagem que nos centralizamos com o intuito de que cada cliente que desfrute dos nossos serviços volte uma e outra vez, à procura de uma execução rápida, segura e eficaz.
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
A Montalgrua disponibiliza para aluguer uma vasta frota de equipamentos de transporte de cargas especiais que satisfazem a grande maioria das necessidades territoriais. Desde sistemas modulares, a porta máquinas extensíveis, estrados direitos, semi-reboques, entre outros, apresentamos aos clientes um serviço que é reflexo da nossa actividade diária de transporte de materiais e acessórios próprios, garantindo desta maneira uma prestação em conformidade como constantemente para nós mesmos o exigimos.

Transportamos desde cargas com formatos simples e pequenos a complexos e de grandes dimensões, sendo que os parâmetros e limites legais de carga estabelecidos pela normalização em vigor são por vezes a maior das barreiras à execução dos serviços. No entanto, possuímos equipamentos com a possibilidade de transporte de cargas até 430 toneladas, que em condições específicas de um serviço de transporte especial poderão ser atingidas.