Centro de Média

 
 
 

Instalação Farmacêutica

 
Este trabalho consistiu na colocação de uma máquina de embalagem dentro de um edifício de produção de uma instalação farmacêutica. As condições de trabalho foram limitadas pela impossibilidade de remoção de coberturas do piso, tendo sido o mais antigo equipamento retirado e o novo introduzido por uma lateral do edifício que foi demolida para a subsequente realização do serviço.
Não sendo possível a simples utilização de uma grua com os devidos acessórios pois a prumada dos cabos entraria em contacto com o edifício, tiveram que ser utilizados dois equipamentos distintos caracterizados por um camião de braço hidráulico e uma grua telescópica. Desta forma, como observável nas imagens, o camião de braço hidráulico transportou o novo equipamento e igualmente o introduziu com auxílio da grua telescópica dentro da unidade, pelo processo inverso à retirada do equipamento que lá se encontrava.

Visto ser um componente com uma geometria detalhada, com várias saliências, sem olhais nítidos de pega, e apenas com uma estrutura rígida na base, os serviços de engenharia da Montalgrua tiveram que pôr mãos no trabalho, desenvolvendo e projetando as vigas com olhais soldados que suportariam os equipamentos. No que toca à retirada da máquina, inicialmente esta foi deslocada dentro da unidade de produção por porta-paletes até ao local para elevação de uma das extremidades com a grua telescópica. Foi novamente deslocada desta vez já suspensa no exterior, e foi totalmente elevada com auxílio do braço hidráulico, removida para o exterior, e colocada em cima do camião-grua em espera para posteriormente ser movimentada (apenas com a grua telescópica) para o camião de transporte.
 
 
 

 
 

Remoção de Torres de Iluminação

 
 
 

 
 

Sines - Montagem de Shiploader

 
Pórtico de alimentação de navios
Montagem da lança de um pórtico de alimentação de navios destinada ao transporte de minérios. Os componentes no seu conjunto pesavam 4.7 MN (meganewtons), tendo uma massa total de 480 t que exigiram à Montalgrua pôr em prática o seu conhecimento e experiência.
Esta foi uma operação que envolveu duas gruas de rastos de grande capacidade com os acessórios adequados (spreaders), sendo o serviço executado em duas etapas:
Assimilação dos componentes da lança
Uma primeira fase da operação passou pela assemblagem dos dois componentes de elevada massa, com auxílio de ambos os equipamentos de elevação. Sem controvérsias consideráveis, foi possível através do apoio dos auxiliares de manobras da Montalgrua e das equipas de técnicos de montagens assimilar os componentes e cumprir esta primeira etapa com eficácia e segurança.
Montagem do conjunto na estrutura base
A segunda etapa da operação passou pela montagem do conjunto da lança do pórtico (execução da etapa anterior) na estrutura base onde esta iria realizar trabalho. Mais uma vez, a eficácia e segurança do nosso serviço foi demonstrada, no sentido de que a coordenação de todas as operações entre o pessoal de desenvolvimento das ligações soldadas, elétricas, etc, e os operadores da Montalgrua, foi verificada aquando da realização de ambas as etapas da operação de forma profissional.
 
 
 

 
 

Estudos de Casos

 
 
Porto de Sines/Porto de Leixoes – Pórtico
 
 
 
Ponte de Vigo – viga de transporte + viga para pontão
Veja a noticia aqui
.
 
 
 
Descarga Porto Viana
 
 
 
 
 
Ponte Luis Bandeira – Severo do Voga
 
 
 
Montagem de ShipLoader - Sines
 
 
 
Apoio a Montagem de Torre OffShore
 
 
 
 
 
Torre iluminação Lisnave
 
 
 
Renova
 
 
 
BluePharm